Notícias,

Bebê de 7 meses morre após pais o alimentarem com dieta sem glúten e lactose



Um bebê de 7 faleceu de malnutrição por ter sido alimentado pelos pais seguindo uma dieta sem glúten. Os pais são proprietários de uma loja de alimentos naturais em sua cidade, Beveren, na Bélgica. A dieta do bebê, descrita pelos médicos como inadequada, levou o bebê a ter menos de metade do peso esperado para um menino nessa idade.

A autópsia revelou que seu estômago estava totalmente vazio, e apesar de o bebê respirar de forma ofegante, os pais nunca pensaram em buscar auxílio médico. Um cartão de oração foi encontrado na sua fralda.

Os pais agora irão encarar um processo criminal, com os promotores belgas alegando que eles contribuíram para a morte do bebê por desidratação e malnutrição.

A mídia local da Bélgica reportou que os pais deram para o menino uma dieta livre de glúten, o que, segundo o promotor, contribuiu para a morte do bebê.

O menino de 7 meses chamado Lucas foi levado ao hospital Virga Jesse Ziekenhuis na cidade de Hasselt em 6 de junho de 2014, após o pai Peter S. de 34 anos e a mãe, Sandrina V de 30 anos, irem visitar um doutor homeopata que os orientou a buscar ajuda médica imediatamente.

Hospital Virga Jesse Ziekenhuis na cidade de Hasselt, para onde o menino foi levado em consulta a um homeopata

Hospital Virga Jesse Ziekenhuis na cidade de Hasselt, para onde o menino foi levado em consulta a um homeopata

A fralda de Lucas continha um cartão com oração e o menino pesava apenas 4.3kg, além de sofrer de desidratação e malnutrição.

Os médicos no hospital em Hasselt disseram que o menino já estava morto ao dar entrada. O julgamento dos pais foi iniciado esta semana.

Os promotores públicos alegam que os pais são culpados pela morte do menino, por alimentá-lo de forma inadequada com a própria dieta deles, e estão pedindo 18 meses de prisão para cada um deles. Além da alimentação sem glúten, o bebê também era amamentado com leite de quinoa, ao invés de receber leite materno ou um substituto adequado.

Mesmo com a grande perda de peso e as dificuldades para respirar, os pais nunca foram atrás de ajuda médica. Eles deram o seu próprio diagnóstico, alegando que o menino teria intolerância a glúten e alergia a lactose.

Os promotores também alegam que os pais reforçam sua culpa ao tê-lo levado a um doutor homeopata, do outro lado do país, quando o bebê na verdade estava morrendo por inanição, ao invés de ir ao hospital mais próximo.

No tribunal, os pais se defenderam, dizendo que nunca levaram o menino ao médico pois “nunca notaram nada de anormal”.

De acordo com a advogada de defesa, os pais pensaram que o bebê tinha um problema alimentar, e por isso o alimentavam com essa dieta natural.

Karine Van Meirvenne, advogada de defesa do casal

Karine Van Meirvenne, advogada de defesa do casal

Segundo os promotores, alimentar a criança com estes alimentos “alternativos” foi o mesmo que negar alimentação ao menino.

Segundo a pediatra Elisabeth De Greef, do Hospital Universitário de Bruxelas, alimentar a criança com leite de quinoa outros alimentos similares era o mesmo que não alimentar.

Ela diz: “Estes tipos de leite, que você pode comprar num supermercado, não contém as proteínas, minerais e vitaminas necessárias. Eles não são ajustados para crianças, portanto, inadequados”.

O julgamento continua e o juíz deverá dar sua sentença em 14 de junho.

writer

The author didnt add any Information to his profile yet

  • Simone

    qual estagiário escreveu essa matéria?? desde quando uma criança de 7 meses come pão, macarrão, bolacha ? até onde eu sei ela toma leite materno e sopinha.. e algumas frutas são incluídas.. matéria mal feita e tendenciosa..a criança morreu de desnutrição e não por causa de uma dieta especifica..

  • Julio Oliveira

    Morreu por falta de proteina animal (leite materno), nada a ver com glutem ou lactose.

  • Julles Campos

    quanta desinformação.

  • Marina Demarzo

    Sério que isso foi uma tentativa de matéria séria?
    Se a criança estava com o estômago vazio é pq estava SEM alimentação.
    Até parece que não tomar leite de vaca e não comer pão e macarrão mata uma criança de 7 meses.
    Se informem sobre bioquímica e fisiologia do organismo, por favor.

  • Fernando Farias

    Desnutrição não é falta de pão.

    • Kesley Rodrigues

      kkkkkkkkkkkk Verdade!

  • Lu Santos

    Que post louco , que julgamento maluco. Tenho 4 filhos e a caçula tem 6 meses. Nunca vi dieta de pão , bolacha e laticínios ser indicada por nutri pediatras. Minha bb come frutas , verduras , legumes e proteínas saudáveis e mama leite materno. Quanta desinformação e desserviço.

  • Regina Helena Kugelmann

    Que bobagem. Todo bebe de 7 meses se alimenta sem glúten, sem exceção! Leite, primeiras sopinhas de legumes, frutas e purês. Quem dá pão e pizza pra um bebê de 7 meses!!?? Que matéria ridícula. Se o bebê faleceu, não foi por falta de glúten!

  • Kesley Rodrigues

    Quanta asneira! Nada de informação!!! Só um título sensacionalista e irresponsável pra ganhar seus 15 minutos de fama! Vergonha alheia define.

  • Flaviane Crocetta

    Para que tá feio! Exclui essa matéria que fica mais bonito.